Entenda alguns benefícios do endomarketing para sua empresa

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O endomarketing são ações de marketing voltadas para o ambiente interno da empresa e seus colaboradores. Nesse sentido, são criadas ações para melhorar o clima da empresa, aumentar a produtividade por parte dos colaboradores e criar uma marca empregadora.

Há muitas formas de aplicar estratégias de endomarketing em sua empresa. Ainda mais, há muitos benefícios agregados. As ações de endomarketing são criadas e aplicadas pelos setores de Recursos Humanos e marketing de uma organização. 

Um exemplo de ação de endomarketing é oferecer brindes personalizados com a marca da empresa para os colaboradores. Você pode encontrar canecas personalizáveis ao buscar no Google por “canecas personalizadas preço”. Esse tipo de mimo garante a motivação dos colaboradores da empresa, maior produtividade e mais satisfação ao trabalhar.

Não há como ignorar os benefícios do endomarketing para sua empresa. Se não realizadas ações, pode ser que sua organização sofra prejuízos de produtividade, muita rotatividade de profissionais e até visibilidade negativa por parte dos clientes.  Por isso, entenda alguns benefícios do endomarketing para sua empresa.   

1.  Melhoria da motivação dos colaboradores

Os colaboradores de uma empresa que são incentivados e valorizados, tendem a serem mais motivados no ambiente de trabalho. Isso aumenta a produtividade da empresa e consequentemente, sua lucratividade.

A motivação dos colaboradores traz outros benefícios, como maior satisfação no trabalho e na empresa, um fator muito importante para garantir a alta produtividade empresarial.

2.  Menor rotatividade de colaboradores

Através de ações de endomarketing bem aplicadas, a empresa promove maior satisfação por parte dos colaboradores. Dessa forma, eles tendem a ficar mais tempo na empresa, até serem promovidos.

Isso porque colaboradores motivados e satisfeitos não querem mudar de emprego. Eles não consideram apenas o salário para ficar em um cargo, mas também a valorização deles na empresa.

3.  Mais produtividade para empresa

Uma empresa que deixa seus colaboradores motivados, também tende a ter mais sucesso no mercado. Isso porque pessoas motivadas, satisfeitas e felizes tendem a produzir mais. Isso também traz mais proatividade para resolver questões profissionais, além de mais energia, melhor efetividade no cumprimento de prazos e outros compromissos profissionais.

4.  Visibilidade de uma marca empregadora

Os profissionais de hoje em dia procuram por empresas que valorizam seus trabalhos. O endomarketing bem aplicado traz esse benefício. Algumas ações de endomarketing podem ser visando a melhor capacitação de seus colaboradores, como palestras motivacionais, parcerias com faculdades ou treinamentos.

Dessa forma, sua marca será bem-vista pelos colaboradores e pelos seus clientes também. Isso tornará sua empresa uma marca empregadora, capaz de ser concorrida para vagas de emprego.

5.  Aumento da qualidade do clima organizacional

As ações do endomarketing são voltadas para motivar os colaboradores da empresa. Como benefício, há a implementação de um clima organizacional mais qualitativo, com equipes de colaboradores que ajudam para que todos os setores funcionem bem.

6.  Possibilidade de atração de retenção de profissionais qualificados

Um benefício de uma empresa vista como uma marca empregadora é a atração de profissionais mais qualificados no mercado. Dessa forma, as ações de endomarketing servem para atrair colaboradores mais capacitados e experientes. Nesse sentido, os colaboradores tendem a ficar anos na mesma empresa, pelo sentimento de valorização profissional.

7.  Maior qualidade de vida e bem-estar para os colaboradores

Atualmente, existem muitas doenças psicológicas que acometem profissionais de empresas que não se sentem valorizados, reconhecidos ou desanimados. É o caso de depressão, ansiedade e estresse.

O endomarketing é uma ferramenta poderosa para não deixar os profissionais doentes. Além disso, os profissionais tendem a ficar menos doentes e afastados do trabalho com atestados médicos ou licenças. Nesse sentido, há uma menor evasão de colaboradores, que ajuda a empresa a trabalhar com o quadro totalmente preenchido, sem faltas por motivo de doenças. 

Isso é um grande benefício do endomarketing para sua empresa, já que profissionais que não faltam e estão menos suscetíveis às doenças psicológicas são mais produtivos, satisfeitos e com mais qualidade de vida no meio empresarial.

Conclusão

Deu para perceber que ações de endomarketing são fundamentais para o bom desempenho de sua empresa, certo? Dessa forma, junte os setores de RH e marketing de sua empresa para criar e implementar ações de endomarketing, para garantir todos os benefícios que as ações agregam. 

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