Como reduzir o consumo de energia elétrica?

  • 0

A geladeira é um dos eletrodomésticos fundamentais em todas as residências. No entanto, a geladeira também é responsável por boa parcela do consumo de energia em uma casa. A geladeira chega a ser responsável por 30% do consumo de energia em sua conta de luz. Isso é uma porcentagem grande, considerando os outros equipamentos eletrônicos de sua casa.

No entanto, há soluções para você não ter tanto consumo por parte da geladeira de sua casa. Uma delas é a instalação de energia solar em casa. Um sistema de energia solar é capaz de gerar energia elétrica para alimentar todos os eletrodomésticos de sua residência, incluindo a geladeira e as lâmpadas também.

Dessa forma, você poderá ter uma redução de até 95% em sua conta de luz no final do mês. Um sistema de energia solar só apresenta vantagens. Ele tem a durabilidade de até 25 anos, sua manutenção é fácil e prática, além de você ter o retorno do investimento total entre 3 a 5 anos depois de contratar a instalação.

Porém, existem outras formas de reduzir o consumo de energia elétrica com a geladeira. Confira as dicas abaixo:

  1. Não abra e feche a geladeira de modo desnecessário

Na hora de cozinhar ou preparar um lanche, abra a geladeira uma vez só. Isso significa tirar todos os ingredientes da geladeira de uma vez, o que evitará a entrada de ar quente. Isso força mais o motor da geladeira e aumenta o consumo de energia.

Além disso, depois de voltar do supermercado, guarde todas as compras da geladeira de uma vez só. Evite ficar abrindo e fechando o equipamento.

  1. Não coloque alimentos quentes dentro da geladeira

A geladeira força seu motor para refrigerar os alimentos dentro dela, como refrigerantes, frutas, frios, sucos, margarina ou manteiga e muito mais. No entanto, ao colocar alimentos ainda quentes dentro do equipamento, ele precisará fazer um esforço maior para refrigerar. Isso resulta em mais gasto de energia.

3. Cuide da borracha de vedação

A borracha de vedação na porta da geladeira garante que o ar refrigerado não saia. No entanto, se houver desgaste nesta borracha, haverá vazamento de ar refrigerado, o que aumentará o consumo de energia.

4. Deixe a geladeira na temperatura ideal

Para garantir o bom funcionamento do equipamento, é fundamental seguir as instruções do manual do fabricante. Dessa maneira, sempre regule a temperatura do aparelho segundo as recomendações do fabricante.

Em estações mais frias, você poderá ajustar o nível de refrigeração para baixo e economizar energia.

5. Deixe a geladeira no melhor local

Coloque sua geladeira longe de eletrodomésticos que precisam de aquecimento, como fogão e micro-ondas. Além disso, deixe a geladeira longe do sol. Isso só fará a geladeira necessitar de mais esforço para refrigeração. Além disso, seu local de instalação precisa ser a 20 centímetros de paredes.

6. Compre uma geladeira com o tamanho ideal

Compre uma geladeira com o tamanho de acordo com as necessidades de todos os moradores da casa. Uma geladeira muito pequena ou muito grande pode consumir energia de forma desnecessária e aumentar sua conta de luz.

7. Invista em uma geladeira com a tecnologia inverter

A tecnologia inverter faz o controle do funcionamento do compressor de acordo com a quantidade de produtos armazenados na geladeira e também de acordo com o abre e fecha do equipamento.

Ao investir em uma geladeira com tecnologia inverter, o equipamento só funcionará com mais potência quando for necessário. Isso evitará o desperdício de energia.

8. Compre uma geladeira com o Selo Procel “A”

Na hora de comprar uma geladeira nova, escolha um modelo com Selo Procel de categoria “A”. O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) categoriza os equipamentos eletrônicos de acordo com seu consumo de energia, sendo a categoria “A” a ideal para você investir, já que existe menor consumo.

Conclusão

Pode não parecer, mas uma geladeira é responsável por grande parcela do consumo de energia em sua casa. Para diminuir os custos com a conta de luz, é necessário usar a geladeira com consciência. Por isso, siga as dicas do artigo para diminuir sua conta de luz e ainda ajudar a preservar o meio ambiente por meio de um consumo consciente de energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.