Como ser mais sustentável no seu cotidiano?

  • 0

Atualmente muito se é debatido sobre os temas de preservação do meio ambiente, reduzir o consumo de fontes escassas da natureza, como biocombustíveis e água, além de não aumentar o aquecimento global. No entanto, mesmo com todas as informações, ainda há pessoas que não adquiriram hábitos mais sustentáveis no cotidiano.

Criar novos hábitos não é difícil. Segundo um estudo recente, para criar um novo hábito você precisa exercer a prática por 66 dias. Ou seja, com um pouco mais de dois meses você já terá incorporado hábitos sustentáveis em sua vida. Só é preciso disciplina, persistência e paciência, pare de assistir a filmes de ação na netflix e começe agora mesmo uma vida mais saudável.

É muito importante preservar o meio ambiente, já que isso é responsabilidade social. Não esqueça de movimentar os moradores de sua residência para criarem hábitos sustentáveis com você.

Uma boa prática é contratar a instalação de um sistema solar em sua casa. Dessa forma, você terá os raios de sol transformados em energia elétrica para alimentar seus aparelhos, como televisão, geladeira e computador, além das lâmpadas da residência. Para saber o valor de uma instalação, você pode usar um simulador de energia solar grátis.

Dessa forma, você saberá o valor aproximado para a contratação da instalação. Há outras alternativas para ser mais sustentável no seu cotidiano também. Confira algumas dicas ao longo do artigo.

1. Não desperdice alimentos

Existe muito dinheiro, tempo e energia gastos com os alimentos que chegam até sua mesa. Por isso, compre apenas o necessário no mercado. Também vale cozinhar apenas o necessário e colocar no prato apenas a quantidade que você irá consumir. Isso vale para todos os moradores da casa. Caso você não fique saciado, você pode repetir a refeição.

Essa dica é muito simples de ser aplicada no seu cotidiano. Para cozinhar, prepare apenas o necessário, já que existe também consumo de fogão e gás. Você pode preparar comida para mais de um dia e deixá-la na geladeira.

2. Comece a reutilizar e reciclar

Aprender a reutilizar é um hábito muito benéfico tanto para você quanto para o meio ambiente. Deixe um copo lavável no ambiente de trabalho na hora de consumir café ou chá. Vale também ter sua própria garrafa de água reutilizável.

Além disso, em casa, em vez de jogar o óleo que sobrou na pia, você pode separá-lo para doação. Há muitas empresas que fazem a reciclagem de óleo de cozinha e transformam em produtos de limpeza que não fazem mal para o meio ambiente.

3. Troque o carro por outras alternativas de locomoção

Você pode trocar o carro para ir a pé para os lugares, com bicicleta ou transporte público. Isso faz bem para sua saúde, ajuda você a economizar com combustível e diminui o trânsito.

Faça o trajeto para lugares perto a pé ou de bicicleta. Caso o local seja muito distante, você pode investir em uma carona solidária, como na hora de ir para o trabalho ou para faculdade. Dessa maneira, você pode rachar o gasto com combustível e ainda preservar o meio ambiente.

Sendo assim, utilize o carro apenas quando for estritamente necessário. Você não precisa usar o carro para ir até a farmácia, ou mercadinho ou a padaria perto de casa.

4. Use o crédito de forma regulada

O consumismo desenfreado é um dos principais problemas do mundo atualmente. Isso porque ocorre um descarte alarmante de lixo na natureza que não são necessariamente recicláveis, como smartphones, televisões e outros aparelhos eletrônicos.

Antes de comprar um aparelho ou trocar de celular, verifique a sua real necessidade. O cartão de crédito, o carnê ou um empréstimo estão sempre disponíveis, mesmo para pessoas com nome negativado. Dessa forma, é possível que as parcelas pequenas sejam vistas como oportunidades.

No entanto, use seu crédito de forma regulada. Basta lembrar que será necessário pagar por tudo que você comprou. Dessa maneira, fica mais fácil não comprar por impulso e não jogar mais lixo eletrônico na natureza.

Conclusão

Atualmente, é uma responsabilidade social ter hábitos mais sustentáveis para preservar o meio ambiente. Isso pode ser realizado com pequenas práticas, como não desperdiçar alimentos, até práticas maiores, como instalar um sistema de luz solar em sua casa.

O ideal é ter quantos hábitos sustentáveis você conseguir e movimentar todos os moradores de sua casa também, para que todos participem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.